quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Animax Ásia retorna ao antigo logo e prioriza os animes

Quando decidiu extinguir o Animax de toda América Latina e parte da Europa (Portugal), a Sony foi duramente criticada, e ainda é até hoje. Isso se dá por conta de sua desastrada e patética estratégia de acabar com o canal da pior forma possível, alegando inclusive que um dos motivos cruciais para isto acontecer teria sido a falta de audiência e o baixo apelo dos animes neste lado do mundo.
Nasceu então, o Sony Spin, que a princípio manteve a mesma essência do falecido irmão, apresentando alguns poucos animes em sua grade. Passado algum tempo, a direção da Sony achou que já era hora de fugir da sombra do canal de animes e acabou retirando-os de vez da programação. Mesmo tentando se afirmar como um canal voltado para o público jovem e inovador, o Spin não decolou, e mesmo com os investimentos em conteúdo e na grade, o canal ainda causa antipatia em grande parte do público, tanto brasileiro quanto hispânico por causa dos acontecimentos do passado.
As mudanças feitas aqui também atingiram a Europa e por lá a Sony foi ainda mais longe: anunciou primeiramente que todos os Animax se tornariam algum tipo de AXN (Black ou White) e isso de fato aconteceu, mas somente em Portugal. Nos demais países da região a situação é ainda mais estranha. Alemanha e Espanha adotaram o novo logo do canal, enquanto que Romênia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca utilizam o antigo. O que todos tem em comum é a programação lotada de live actions e alguns poucos animes. Somente na Alemanha os animes parecem ter um pouco mais de espaço, até mesmo estreias ainda acontecem (Madoka Magica, Guilty Crow e Hagure Yusha no Estetica).
Na Ásia, a situação do Animax atualmente é algo ainda mais curioso. Na época do rebranding, os feeds do canal por lá também sofreram mudanças na identidade visual e na programação, e foram incluídos doramas e alguns seriados americanos, mas os animes ainda assim não perderam muito espaço, com exceção da matriz do Japão e a filial da Coreia do Sul. Chegamos a 2013 e a Sony aprontou mais uma das suas por lá. Ao que parece, no começo do ano, surpreendentemente o Animax Ásia voltou a utilizar seu antigo logotipo azul e branco, e a programação também mudou, voltando àquilo que o consagrou no passado, ou seja, animes 24 horas por dia.
O canal também aproveitou para anunciar suas estreias de anime para este ano, entre eles Shakugan No Shana III: The Final Series, Chihayafuru, Littles Battle Experiences W, e novos episódios de Bleach, Sket Dance, Hunter X Hunter 2011 e Fairy Tail:
Aparentemente, todos os K-dramas, live actions e programas Ocidentais  foram retirados da programação em boa parte dos feeds asiáticos. No fim do mês passado, o canal publicou através de sua página no Facebook, uma mensagem para seus telespectadores a respeito da novidade, dizendo ter voltado ao básico e que o logo agora estava sintonizado com o do Japão. Os sites também foram reformulados, assim como as contas em outros meios de comunicação social. Os fãs do canal foram questionados se gostaram da mudança e as reações foram mais do que positivas.
O motivo por trás dessa mudança ninguém sabe, mas entre as muitas especulações que rondam a rede apontam para uma leve queda de audiência causada pelo antigo rebrand e, ao mesmo tempo, reação ao lançamento do Toonami Channel em países onde o Animax também está presente. As mudanças na Ásia, em si, nunca foram tão radicais como aquelas que ocorreram por aqui e na Europa, e fazer orebranding por lá foi realmente uma péssima decisão. Com essa “volta às origens”, a marca Animax ganhou um novo fôlego por aqueles lados. Nada mais justo.
Provavelmente, a Sony percebeu que havia cometido um grave erro e achou que precisava corrigi-lo, mas o mesmo não se pode dizer da América Latina, onde, até hoje, o canal desperta saudades, mas afirmar que ele poderia voltar um dia é algo impensável, mas não impossível, devido às estranhas atitudes que uma indecisa Sony toma ao redor do mundo.
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